O Teatro de Revista
O QUE É O QUE É? Um gênero de teatro composto por números falados, musicais, coreográficos, e humorísticos. Destruído por um tsunami chamado televisão? Esse é o gênero furacão de grande popularidade no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, pela crítica bem-humorada com que enfocava certos aspectos do cotidiano do país. Prazer, Teatro de Revista! O teatro de revista brasileiro surgiu em 1859, no Rio de Janeiro, com o espetáculo “As Surpresas do Sr. José da Piedade”, de Justiniano de Figueiredo Novaes. Ele tem como característica passar em revista os principais acontecimentos do ano, ou seja, a encenação é feita em quadros, onde é dado vida aos fatos com propósito e humor. Desperta o nosso olhar para grandes nomes como: Luz Del Fuego, Elvira Pagã, Virgínia Lane, Mara Rúbia, Nélia Paula, Anilza Leoni, Iris Bruzzi e muitas outras vedetes maravilhosas e grandes estrelas do Teatro de Revista. Se tivéssemos que…
Os primeiros Teatros do Brasil
Século VXII Há relatos de que o primeiro teatro construído no Brasil se chamava “A casa de Ópera do Padre Ventura”. É muito importante entendermos qual era o conceito de Ópera naquela época. O termo Ópera servia como resumo de toda atividade teatral com ou sem música que abrigava: acrobacias, danças, solos instrumentais e muito mais. A casa de Ópera de Padre Ventura ficava no Rio de Janeiro, localizado no Largo do Capim, junto à Rua do Fogo. Hoje, Rua Uruguaiana. Infelizmente em 1769, pegou fogo. Vamos para o ano de 1810 sob a regência do príncipe Dom João que logo seria o rei Dom João VI que decretou naquele mesmo ano: “Que nesta capital (RJ), se construa um teatro descente”. E em 1813 o Real Teatro de São João nasce, com uma singela homenagem ao seu príncipe regente. Hoje conhecido como Teatro João Caetano. E só no Rio de…
Comédia de Costumes
“O amor é a comédia, na qual os atos são mais curtos e os intervalos mais compridos.” Acabamos de citar dois grandes precursores da comédia de costumes. Jean Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière e Luiz Carlos Martins Pena. Mas antes de mergulharmos um pouco na história desses ícones… O que é a Comédia de Costumes? Ela é um gênero do Teatro assim como: o drama, a mímica, o teatro musical e muitos outros. É característica no Teatro brasileiro migrando para a televisão e o cinema. Surgiu na França no século XVIII, mas é tão brasileira que dá vontade de sambar. E quem foi Molière? Foi um dramaturgo, diretor, encenador e ator francês que acendeu o fósforo da comédia Dell´art na França. Dando vida a comédia e que no século XIX iria respingar na comédia de costumes aqui no Brasil. E foi Martins Pena que veio e deu o chute…
O Teatro Imperial
No século XVII no Brasil, já existiam as manifestações do teatro por meio da catequização, assunto já tratado em outra publicação. Relembre clicando aqui! Algum tempo depois, emergem outros tipos de teatro que celebram festas populares e acontecimentos políticos. Alguns lembram muito o carnaval. Mas os grandes avanços do teatro começaram com a vinda da família real no Brasil, em 1810. Dom João VI decreta em 28 de maio do mesmo ano a necessidade da construção de “Teatros decentes” para que a nobreza pudesse se divertir. Nesse formato não se valoriza o povo e a cultura brasileira. As peças, além de usar técnicas e refletirem os gostos europeus da época, eram somente para os aristocratas e o povo não tinha qualquer participação. O teatro não tinha uma identidade brasileira. Historicamente a primeira companhia genuinamente brasileira vem com o ator e ex-militar João Caetano. Ele que tem um forte para produções…
O TEATRO NO BRASIL
MAS E O TEATRO QUE CONHECEMOS? Essa matriz europeia é trazida pelos portugueses, no processo de colonização por volta de 1544. Os padres jesuítas durante o século XVI, vieram ao Brasil a fim de catequizar os indígenas que aqui habitavam. Como protagonista dessa história, temos um nome de grande importância para a origem do teatro brasileiro. O padre José de Anchieta (1534-1597), considerado o primeiro dramaturgo do país. O Teatro era uma ferramenta de difusão da cultura, religião e costumes dos portugueses. Os atores amadores, que eram os padres Jesuítas, não tinham grandes pretensões artísticas e o Padre Anchieta assumia a dramaturgia e também a direção. CURIOSIDADE A palavra AMADOR é “aquele que ama o que faz”, “novo naquilo que se faz”. Muitas vezes vista de forma negativa, mas que é um processo essencial na vida de qualquer artista. Com o tempo e a profissionalização é importante levar a chama…
O TEATRO REALISTA
Passamos por alguns teatros da história e agora chegamos em um que todo mundo conhece: O Teatro Realista O teatro realista surge na segunda metade do século XIX na Europa, se espalhando pelo mundo. Assim como na literatura, os heróis do romantismo são trocados por uma pessoa comum, do cotidiano. E ele vem criticar diversos costumes da sociedade vigente, abordando os problemas sociais da época… financeiros, amorosos, familiares, a falsidade, o egoísmo, os conflitos psicológicos… Além disso, temas polêmicos como a prostituição e a promiscuidade. A linguagem utilizada nos textos de dramaturgia da época é simples, coloquial e objetiva, com o intuito de demostrar a realidade tal qual ela é. Também uma característica, é a busca de uma encenação próxima à vida, ao natural, usando cenários de um realismo extremo. Quanto aos autores: Grande dramaturgo realista é o francês Alexandre Dumas (1824-1895), o autor da famosa obra “A Dama das…
Pelos Olhos de Alice – A criação
O processo do espetáculo “Pelos Olhos de Alice” não foi complicado, já tínhamos toda uma construção iniciada pelo Alexandre Proença (ex-membro da Companhia e primeiro diretor do espetáculo). A partir do momento que foi definido a proposta com a temática de trabalhar às diferenças, tendo uma Alice obesa (nossa primeira Alice, Verena Cervera, ex-membro da Companhia), uma lagarta que não era senhor e nem senhora, o desafio se tornou concreto. Foram incluídas duas novas encenações, onde a Mirnense Clau Siqueira assumiu a direção da nova versão. Uma dessas novas encenações retrata a solidão. Na cena a personagem Alice está sozinha na floresta e recebe apoio dos animais locais. A outra cena conta com a participação dos famosos gêmeos “Tweedledee e Tweedledum” que na nossa versão se transformaram no “Bolinho e no Brócolis” levando a mensagem de alimentação saudável para o público, sendo incluído na mesma a linguagem da música e…
A história do nosso nome
Em setembro de 2014, foi o ano em que tudo começou. No início o nosso nome era “Ciranda de Roda” com o foco no teatro infantil. Nascemos dentro de uma escola de teatro, no berço do Bexiga, no centro de São Paulo. A partir do sonho de três estudantes: Clau Siqueira, Verena Cervera e a Fernanda Silva. Infelizmente, as duas últimas não estão mais na Companhia, mas sempre estão nos apoiando, mesmo que de longe. Um ano depois, em setembro de 2015 o grupo foi rebatizado, ganhando o nome de Dona Mirna. Homenagem a um espetáculo autoral chamado “Reinações de Dona Mirna” que narra a história de uma senhora de 80 anos, uma espirituosa contadora de histórias. Como forma de homenagear o nosso início, passamos a nos chamar de Dona Mirna Cia de Teatro. Estávamos nos sentindo limitados e pensando na arte, que agrega tantas formas de expressão (…) Com…
Sejam bem-vindos Mirnenses
Olá Mirnense, Estamos tão animados em compartilhar com vocês todas as nossas aventuras e novidades! Esse espaço vai servir para nos aproximarmos ainda mais. Queremos compartilhar com você muitas dicas, conteúdo de qualidade, arte e nossos espetáculos. Seja bem-vindo ao mundo da Dona Mirna! Fique à vontade!