Século VXII
Há relatos de que o primeiro teatro construído no Brasil se chamava “A casa de Ópera do Padre Ventura”.

É muito importante entendermos qual era o conceito de Ópera naquela época. O termo Ópera servia como resumo de toda atividade teatral com ou sem música que abrigava: acrobacias, danças, solos instrumentais e muito mais.
A casa de Ópera de Padre Ventura ficava no Rio de Janeiro, localizado no Largo do Capim, junto à Rua do Fogo. Hoje, Rua Uruguaiana. Infelizmente em 1769, pegou fogo.

Vamos para o ano de 1810 sob a regência do príncipe Dom João que logo seria o rei Dom João VI que decretou naquele mesmo ano:
“Que nesta capital (RJ), se construa um teatro descente”.
E em 1813 o Real Teatro de São João nasce, com uma singela homenagem ao seu príncipe regente. Hoje conhecido como Teatro João Caetano.
E só no Rio de Janeiro tinha teatro?
Não. Em cidades menores nasciam pequenos edifícios que tinham uma forte vocação para o teatro. Nesse contexto podemos citar:
- A casa de ópera de Vila Rica, hoje Ouro Preto;
- O teatro São João em Salvador, na Bahia;
- Teatro da união em 1817, em São Luís no Maranhão.
E ainda há registros de atividades teatrais em 1797 em São Paulo.
O Real Teatro de São João é muito importante para a nossa história, pois foi nele que a primeira Constituição foi assinada.
E antes que comentem algo, o Teatro Municipal de São Paulo foi construído em 1911 para atender os desejos da elite paulista e foi lá que aconteceu um grande marco da nossa história, a Semana da Arte Moderna.
Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e assista o vídeo em nosso Youtube e acompanhe as nossas redes sociais!
https://linktr.ee/donamirnaarte
Texto e Revisão: Clau Siqueira